Da forma como a humanidade se comporta hoje, está cada vez mais difícil de encontrar amizades verdadeiras e relacionamentos que tenham reciprocidade.
As pessoas estão cada vez mais egoístas, vivendo e se perdendo em suas próprias prioridades, na maioria das vezes materialista, a ponto de encontrarmos dificuldades para diferenciar a pessoa que sabe aproveitar as oportunidades, das pessoas que são oportunistas.
A boa oportunidade aparece para quem tem merecimento e se faz necessário saber aproveitar, para que possa tirar bom proveito e crescer na vida.
Diferentemente disso, o oportunista é aquele que tenta tirar proveito das pessoas que souberam aproveitar as oportunidades da vida por merecimento, buscando se beneficiar, muitas vezes, prejudicando-as.
Todos querem receber o melhor da vida, mas nem todos conquistaram o merecimento, pois não entenderam que é dando que se recebe.
Oportunidades são caminhos que surgem na vida de todos nós, de acordo com nossas escolhas, e o mais importante é como devemos aproveita-las.
O oportunista se aproveita de forma indevida das coisas e pessoas que cruzam seu caminho, sejam amigos, parentes e/ou conhecidos. Pois é neste ambiente, que as oportunidades aparecem, por conta da confiança depositada, das afinidades e por acreditar que está se relacionando com alguém que tem reciprocidade.
O oportunista geralmente é alguém dissimulado, bajulador e covarde a ponto de se aproveitar de situações de fragilidade, fraqueza e necessidade, para que possa tirar proveito e vantagem da situação, até conseguir o que deseja, acreditando ter levado vantagem.
Seguro na sua autoconfiança e no menosprezo que tem por quem está se aproveitando. Após conseguir o que desejava, busca se distanciar, na procura por uma nova oportunidade de ser oportunista.
As definições de oportunidade e oportunismo se confundem em determinadas situações, mas jamais serão iguais.
O oportunista está o tempo todo expondo seus valores éticos, querendo mostrar honestidade e lealdade, mas suas ações e sua postura demonstram o contrário, exatamente como a Lei do Gérson.
Suas ações e comportamentos comprovam que age a fim de levar vantagem a qualquer preço.
Quando é desmascarado, não aceita ser cobrado ou julgado em suas falsetas.
Na vida do oportunista, mil oportunidades, muitas vezes, não são o suficiente para que ele aprenda a tirar proveito honesto de uma oportunidade.
Para quem sabe aproveitar as oportunidades da vida, em muitos casos, uma é suficiente para transforma-la em mil, buscando deixar claro como aproveitou, para que ninguém o veja como oportunista.
Devemos caminhar de olhos abertos, atentos a todas as oportunidades, para que possamos aproveitar todas que a vida nos oferece, fazendo isso da melhor e mais honesta maneira possível, para que não sejamos vistos como oportunistas, pois mais cedo ou mais tarde a casa cai, a verdade aparece e todo aquele que fez o mal, será desmascarado.
Isso serve para todos os momentos da vida, seja nos relacionamentos ou no trabalho.
Que sejamos leais aos nossos princípios e propósitos, praticando e caminhando sempre no bem e no amor para com o próximo. Sabendo que, o tempo é o senhor da verdade, pois ele tudo vê, tudo sabe e tudo revela no momento certo.
NAVEGANTES DA ESPIRITUALIDADE.