Em algumas ocasiões, deixamos de agir devido à desmotivação provocada por outras pessoas. Ao compartilharmos nossos sonhos, desejos e planos, alguém nos diz que isso não seria possível, que deveríamos desistir. Nós, enfraquecidos na fé e autoconfiança, então, deixamos de agir.
Neste momento, permitimos que alguém derramasse um balde de água fria em nossos sonhos, apagando a chama da coragem, da esperança e da fé que nos impulsionam como forças motrizes capazes de nos levar a realizar tudo aquilo que almejamos.
O mundo está cheio de pessoas assim. Indivíduos que, ao verem alguém tendo a coragem de sair da inércia, subir um degrau e avançar, tentam dissuadi-los, pois não tiveram a própria coragem de tentar. E, por não terem coragem, esperam que ninguém mais a tenha, a fim de não testemunharem o crescimento alheio e, assim, evitarem sofrimento.
Ao mesmo tempo, existem pessoas que tentaram, que ao menos tiveram a coragem de agir, mas de maneira desorganizada e sem confiança, acabaram fracassando. Essas pessoas também, ocasionalmente, buscam desmotivar aqueles que tentam, pois acreditam que, se não conseguiram trilhar esse caminho difícil, ninguém mais será capaz. É como se pensassem: "Se eu não consegui, você também não conseguirá".
Persistem nessa atitude, alegando deterem a razão e a verdade. Querem que você acredite que estão te desestimulando pensando no seu bem-estar, buscando evitar seu sofrimento.
No entanto, a vida não funciona assim. Muito pelo contrário. Muitos tentam a mesma coisa, mas poucos alcançam êxito. E aqueles que têm sucesso são persistentes e perseverantes. Preparam-se para isso, lutam para conquistar e não desistem diante do primeiro obstáculo.
Embora os caminhos da vida possam ser sinuosos e repletos de barreiras aparentemente intransponíveis para alguns, o ser humano, dotado de inteligência e força emocional, é capaz de enfrentar todas as dificuldades. É preciso cultivar a fé em Deus, na espiritualidade e em si mesmo.
Claro que há situações em que o medo alertará para perigos, mas você não deve desistir ou permanecer paralisado; pelo contrário, deve buscar o conhecimento que lhe dará a coragem para superar o medo, confiante de que está dando o melhor de si e se preparou antes de tentar.
Outro ponto crucial é não desistir diante do primeiro fracasso. A vida sempre nos derrubará, mas a escolha de permanecer caído e não lutar é nossa. Se você desistir na primeira queda, pode se tornar uma pessoa como as outras: amargurada e mais uma a desmotivar os demais.
Num mundo com muitas pessoas assim, é necessário ser diferente. É preciso lutar, tentar, levantar-se e, no final, ganhando ou perdendo, tornar-se um incentivador, para que os outros, ao lhe perguntarem, possam aprender com seus erros e experiência, permitindo que várias pessoas cheguem onde você queria estar, mesmo que você próprio não tenha conseguido.
Isso lhe trará a alegria e a felicidade de ter influenciado eles positivamente, ao invés da negatividade daqueles que não prosperaram. Não importa onde você tenha chegado em suas tentativas; isso servirá como lição para os outros que desejam alcançar, superando seus resultados. É assim que tornamos o mundo melhor, é assim que fazemos diferença na vida das pessoas.
O importante não é vencer ou perder. O crucial é tentar e aprender. Cometendo erros ou acertando, você deve extrair o melhor aprendizado disso tudo e compartilhar com aqueles que estão começando suas lutas e batalhas, para que, ao ouvirem você, possam dar passos com mais confiança e coragem.
Não espere gratidão deles, mas sim reconhecimento da vida, que saberá exaltá-lo e elevá-lo no momento adequado.
NAVEGANTES DA ESPIRITUALIDADE.
Comments