top of page

CURANDO AS PRÓPRIAS FERIDAS

Atualizado: 21 de nov. de 2023

O ser humano vive tentando curar suas feridas, sejam elas causadas pelos outros ou por suas próprias escolhas.

Dores que foram sentidas no passado, mas que ainda causam muita amargura e sofrimento no presente.


Buscam médicos, psiquiatras, terapeutas e psicólogos, mas não conseguem se livrar do que os machucou.


Encontram nas diversas religiões do mundo o caminho para o perdão, mas prevendo uma estrada tortuosa, nem se arriscam a caminhar.


Isto porque o ser humano é uma espécie dotada de inteligência, mas não de sabedoria.


Pois o sábio compreende que situações passadas não podem ser levadas para o futuro.


O máximo que se deve fazer é aprender com o ocorrido, pois machucou e ninguém quer passar por isso novamente.


O passado triste que causou dor e sofrimento deve servir de alavanca para o progresso, não de âncora que nos impede de avançar, por ser tão pesada.


O problema é que muitos preferem arriscar, levando consigo todo o peso do seu passado, incapazes de se libertar, tornando sua jornada mais penosa e cansativa.


Diante da primeira barreira, lembram-se do passado que insistem em carregar nas costas e não conseguem superar, pois está cada dia mais pesado. Isso os leva a desistir de continuar, pois teriam que se livrar da bagagem inútil que estão carregando.


Contudo, não conseguem. Sua mente não permite. Seu coração ainda não está pronto para seguir em frente, livrando-se de tudo que causa dor e sofrimento.


Ninguém consegue caminhar por muito tempo, carregando o peso do passado nas costas.

O corpo não suporta e logo dará sinais de fadiga física e mental.


O ser humano precisa aprender a se livrar daquilo que lhe causou dor. Seja o que for, não faz sentido carregar.


O importante é que já foi vivido. E agora é necessário deixar para trás e seguir em frente com o que foi absorvido como aprendizado.


Aprenda com seu passado, mas não o carregue consigo.


Se você causou dor e sofrimento a alguém, peça perdão e perdoe-se.


Se alguém te causou esses males, diga a ela, pois na maioria dos casos o outro nem sabe o que causou. Depois disso, perdoe. Isso fará um bem enorme para você.


Sabemos que não é fácil, principalmente quando estamos vivendo, mas ao mesmo tempo, sabemos da importância do perdão na vida de todos que caminham em direção à luz.


Ninguém chegará ao final da estrada carregando dores que causam ressentimentos. Pois a jornada é longa e cansativa, mesmo sem estar carregando algo pesado, imagine com o peso do remorso, da ingratidão, da injustiça, da traição e principalmente da falta de perdão.


Ninguém é perfeito e todos nós estamos suscetíveis ao erro, mas o que realmente importa não é a ação das pessoas para com você, mas sim sua reação diante das ações.


O melhor a fazer sempre será PERDOAR. Seja a si mesmo ou ao próximo. Assim você estará curando suas feridas e o máximo que restará é uma cicatriz que representará a marca do aprendizado.


Se um dia você pedir perdão de coração e o outro disser que não irá perdoar, vire as costas e siga sua jornada, mais leve e convicto de que você fez a sua parte e não estará mais carregando aquela situação que causava dor e arrependimento.

Agora, na situação contrária, se alguém te fez mal, nem espere o pedido de perdão, perdoe de coração, e você estará fazendo o mesmo que na situação anterior, seguindo seu caminho sem carregar o sentimento de rancor ou ódio que pesava em sua bagagem.


Perdoar é divino. Amar ao próximo como a nós mesmos é nosso dever.


Que tenhamos sabedoria suficiente para entender o que não deve mais fazer parte do caminho, deixando para trás e seguindo adiante com muito mais leveza, tranquilidade e equilíbrio.


A felicidade será consequência de nossas melhores escolhas. Pense nisso e seja feliz.


NAVEGANTES DA ESPIRITUALIDADE.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page