top of page

PARÁBOLA DO HOMEM INSEGURO

Atualizado: 8 de nov. de 2023

Certo dia, um homem que estava enfrentando alguns problemas em seu relacionamento, resolveu procurar um mestre ancião da aldeia para que pudesse orientá-lo.


Chegando ao mestre, ele o cumprimentou e disse: "Mestre, estou com um problema que vem me tirando a paz e o sono, e preciso encarecidamente da sua ajuda."


O Mestre, demonstrando a serenidade de sempre, disse:


"Diga, rapaz, o que te aflige o coração e os seus pensamentos?"


O rapaz, de cabeça baixa e demonstrando muito constrangimento, disse:


"Mestre, minha esposa vive a me questionar. Diz que eu não a amo e não a valorizo. Fala que nada me agrada e que estou sempre reclamando das coisas que ela faz. Eu sei que isso não é a verdade, mas tenho medo de demonstrar."


O Mestre calmamente fica alguns minutos em silêncio e pergunta:


"Meu caro rapaz, o que essa mulher significa para você?"


O rapaz, surpreso com a pergunta e se sentindo acanhado, diz:


"Essa mulher representa o que há de melhor na minha vida. Ela me completa em tudo. Ela é o meu amor, meu porto seguro, minha força e a melhor companheira que eu poderia encontrar. Ela, com sua sabedoria, me dá os melhores conselhos. Ela é prendada e faz com carinho o que precisa ser feito dentro de casa, cuidando de mim e dos nossos filhos. Faz as melhores refeições que já comi e ainda nos ensina a ser mais espiritualizados. Ela é minha bússola, meu Sul e meu Norte, ela representa o bom caminho que devo seguir."


O mestre, com olhar compassivo, responde:


"Meu filho, qual é o seu medo de demonstrar o tamanho do amor e admiração que sente por este ser que tanto ama?"


O rapaz responde com os olhos marejados:


"Sou um homem ignorante, meu mestre, um artesão medíocre. Não tenho bens materiais, não posso dar a ela o luxo que ela merece e tenho muito medo de perdê-la. E se eu a valorizar como ela merece, a elogiar, dizer tudo que significa para mim e o tamanho do meu amor, e ela sentir que eu, um homem simples que sou, não a merece e que ela precisa encontrar alguém melhor? Se ela me abandonar por achar que é demais para mim? Não quero nem imaginar uma coisa dessas."


O mestre, sem demonstrar qualquer reação com a resposta surpreendente daquele sincero homem, responde:


"Somente pelo que me diz, sua mulher merece muito respeito, consideração, amor, carinho e valorização. Você não acha que o risco maior é ela te abandonar por não ser sincero, como fez comigo? Acredito que todos merecem saber o valor que têm. Precisam ser elogiados e se sentirem importantes."

Não tenha medo de fazer a sua esposa feliz dando a ela o valor que ela merece. Não tenha medo de demonstrar para ela o homem que você é. Não tenha medo de ser punido com o abandono e a solidão por fazer o certo e o justo, demonstrando tudo que sente.


Volte para sua casa, sente-se com ela, abra seu coração e, com a mesma emoção que você veio até mim, diga tudo que ela merece e precisa ouvir.


O rapaz se levantou, agradeceu o mestre baixando a cabeça e beijando suas mãos. No caminho de volta para o seu lar, colheu algumas flores, chegou, pediu para que ela sentasse a sua frente e fez exatamente o que foi orientado.


Sua esposa, extremamente surpresa e emocionada, o abraçou e disse o quanto o amava, admirava e que naquele dia, ele a tinha feito a mulher mais feliz do mundo.


Dali em diante, ele jamais deixou de demonstrar seus verdadeiros sentimentos.


Moral da História:


Não seja inseguro, expresse seus sentimentos e suas emoções. Não se limite ao "eu te amo", endereçado a quem quer que seja. Diga os motivos pelos quais ama, enalteça seus pontos positivos e demonstre o quão importante essa pessoa é para você. Essa atitude deixará ambos muito felizes e mais conectados.


O maior erro do ser humano em suas relações é silenciar seus sentimentos e sensações. Em uma relação a dois, a demonstração de suas emoções mais sublimes é extremamente importante e saudável para que tudo continue fluindo bem.


Todos nós precisamos amar e nos sentirmos amados. Então, faça a sua parte. Não se preocupe com o orgulho e a vaidade de quem ouve, pois se a outra pessoa também te ama, vai te valorizar e amar ainda mais.


NAVEGANTES DA ESPIRITUALIDADE.

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
fat.matos.monteiro61
06 de fev. de 2023

Parabéns, parábola maravilhosa, o medo de nós expressarmos, por insegurança, traz muitos dissabores

Curtir
bottom of page